O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos(violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc) .
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada e tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O desenvolvimento dos municípios, que pressupõe a busca de modos de vida saudáveis e sustentáveis, é um caminho importante para a construção de um novo paradigma para a humanidade. Para tanto, a Secretaria de Segurança Alimentar conduz e orienta os programas e as ações de segurança alimentar e nutricional, adotando os princípios da intersetorialidade, assegurando a existência de espaços de participação e controle social de sua implementação.